Em paralelo as comemorações cívicas da Semana da Pátria a Coordenação
Pedagógica juntamente com os Professores/as (Org. Ana Mira Martins, Maria da Conceição-Concita, Leuza Neri) e Estudantes do fundamental
maior da Escola P.P.H., organizaram apresentações culturais em culminância
aos trabalhos desenvolvidos sobre o tema do desfile da nossa escola: Educação e Saúde numa perspectiva de uma vida saudável,
parte de nosso Plano de Ação (ver na página do blog Produções do PPH) o
que resultou no nosso simbólico "I Grito dos Excluídos".
Foram
três dias de apresentações que envolveram as artes como: poesia, música,
pintura e danças. No primeiro dia das apresentações da semana que
também chamamos de Semana Cultural sob a responsabilidade da Profª Ana Mira Martins, foi lido um texto de autor desconhecido onde passaremos a expor:
" Queridos Estudantes, adolescentes... A música enobrece a alma. E não só! A Poesia , a pintura, enfim, todas as expressões artísticas que engrandecem e expressam o sentimento humano são dignas de receberem uma atenção especial. Uma questão aqui se faz pertinente: Como estamos cultivando e valorizando os nossos talentos artísticos?
Numa palestra sobre arte um dos ministrantes do assunto disse: "Se todo mundo dançasse, certamente o mundo seria melhor, um outro pronunciou - não só a dança, mas a música e todas as artes fossem ensinadas e desenvolvidas na escola, como também na comunidade, possibilitando a criança esse contato com a arte, estaríamos lhe abrindo portas, mostrando-lhe novas perspectivas, novos horizontes."
Partimos desta reflexão não podemos encarar o Esporte na Escola como único meio para estimular os estudantes a estudarem pois o que precisamos é integrar as disciplinas em um só intuito - Educação de qualidade para todos, logicamente que não só os Professores irão conseguir realizar esta proeza, mas todo o sistema em favor da Educação iniciando por exemplo por todas as Secretarias e departamentos do governo no sentido de uma mesma meta. Somente assim com a união de todos podemos mudar esta realidade tão excludente. As apresentações que realizamos foi a demonstração que podemos fazer diferente, quando a gente se dispõe a inovação, pensar a Semana da Pátria como um espaço apenas para jogos esportivos é restringir a nossa cultura, pois este momento deve ser abrangente em busca da conscientização de nossos jovens. O momento da Semana da Pátria é um espaço de provimento da reflexão do nosso Patriotismo tão bombardeado pelos mecanismos de alienação.
Desta forma pensar a Educação como um entrelaçamento de ideias e sistemas é pensar em um Mundo melhor e possível, pois parafraseando Milton Nascimento, muito já foi pensado e feito, mais vale o que virá.
Desta forma pensar a Educação como um entrelaçamento de ideias e sistemas é pensar em um Mundo melhor e possível, pois parafraseando Milton Nascimento, muito já foi pensado e feito, mais vale o que virá.
Sim. Nós podemos!
Vejamos as fotos da Semana Cultural
Patriótica da nossa Escola
Fotos: Ellen Rodrigues
Fotos: Ellen Rodrigues
Professores(as), Estudantes e demais funcionários cantam os hinos do município, estado e nacional
todos os dias em honra ao patriotismo
Estudantes pousam orgulhosos em fotos oficiais de seus times |
As Princesinhas do PPH, dão show de simpatia e futebol |
Nenhum comentário:
Postar um comentário