1. Projeto Didático Carnaval Educativo
2. Oficina de Informática para Professores
SERVIÇO
PÚBLICO MUNICIPAL
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA
MUN. DE ENS. FUND. PADRE PEDRO HERMANS[1]
PROJETO
OFICINA
DE INFORMÁTICA PARA PROFESSORES
MOCAJUBA
2014
JUSTIFICATIVA
Partindo do princípio
que os conhecimentos de informática é de essencial importância no que se refere
a era digital em que o mundo se situa atualmente é necessário considerar que
toda a população tenha acesso as tecnologias, haja visto que a medida que os professores
forem participando deste processo, maiores tornam-se as possibilidades destes
recursos ficarem mais próximos dos alunos e consequentemente todos que compõem
a comunidade escolar, permitindo uma prática de transformação da sociedade e
melhoria das condições humanas.
Neste sentido, este
projeto se debruça sobre um dos cinco desafios da computação no Brasil: o
acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento, cujo
objetivo é
Vencer essas barreiras, por meio
da concepção de sistemas, ferramentas, modelos, métodos, procedimentos e
teorias capazes de endereçar, de forma competente, a questão do acesso do
cidadão brasileiro ao conhecimento. Este acesso deve ser universal e
participativo, na medida em que o cidadão não é usuário passivo, o qual recebe
informações, mas também participa da geração do conhecimento. (SBC,2006,p. 27)
Tendo em vista a pouca
utilização dos meios tecnológicos da Escola Municipal Padre Pedro Hermans
devido a dificuldade em manusear os mesmos, foi proposta a realização da
Oficina de Informática para subsidiar informações e partilha de conhecimentos,
para viabilizar melhores resultados na realização de aulas que é uma proposta
dentro das metas do PDE, bem como incentivar a produção de trabalhos
administradores e científicos.
O que se pode observar
na Escola Padre Pedro Hermans é que os professores não possuem uma formação
baseada no uso de recursos multimídia e poucos utilizam esses recursos em sala
de aula, mesmo com a implantação do laboratório de informática na escola.
A oficina de
informática faz parte de um rol de ações do Projeto de Capacitação de
Professores que a Secretaria Municipal de Educação promoverá este ano, em todo
o município. Esta oficina tem como objetivo a vivência de uma dinâmica de
inclusão digital, entendida como
Um processo horizontal que deve
acontecer a partir do interior dos grupos com vistas ao desenvolvimento de
culturas de rede, numa perspectiva que considere processos de interação, de
construção de identidade, de ampliação da cultura e de valorização da
diversidade, para, a partir de uma postura de criação de conteúdos próprios e
de exercício da cidadania, possibilitar a quebra do ciclo de produção, consumo
e dependência tecnocultural. (TEIXEIRA, 2005, p. 31)
Portanto para que o
educador possa conduzir o processo de educação como uso das TICs é necessário
que esse conheça as diversas formas de usar as ferramentas relacionadas. Ele
deve se guiar com curiosidade pelos sites da internet e pelas novas formas de
comunicação que surgem na rede mundial de computadores. É necessário também que
ele esteja sempre atento ao que atrai os estudantes neste mundo virtual onde
inovações e novidades fazem parte da sua própria dinâmica. É importante que o
educador saiba como alertar os riscos e benefícios que a internet traz,
estimulando os estudantes a usarem a rede de forma cautelosa e em atividades
que lhes proporcione crescimento. A liberdade que o mundo virtual oferece leva
necessariamente a uma responsabilidade e bom senso a sua altura, e os jovens
que são introduzidos cada vez mais cedo precisam ser conduzidos nesse processo.
Nesta visão o mundo virtual ou Cyber
mundo passa a ser um componente paralelo da realidade e, nos dois lados,
deve haver um desenvolvimento produtivo dos indivíduos. Esses dois mundos devem
ser complementares e os jovens devem saber identificar as diferenças entre as
relações pessoais e verdades nesses mundos. Assim educar para o mundo significa
conhecer extrair o que há de melhor nas
TICs e em outras ferramentas de informação.
PROBLEMÁTICA
Dificuldade
no manuseamento de recursos tecnológicos na sala de aula e produção de
trabalhos científicos.
PÚBLICO
ALVO
Professores
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pedro Hermans.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
o desenvolvimento de conhecimentos tecnológicos para os professores, a fim de
que os mesmos possam usufruir dos recursos midiáticos disponíveis na escola.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Promover a participação ativa dos
professores/as à era digital, para que os mesmos possam se sentir parte deste
processo;
·
Possibilitar a realização de momentos de
partilha de conhecimentos;
·
Viabilizar a aproximação dos professores
ao manuseio de computadores, para que os mesmos sintam-se habilitados a
desenvolver estratégias, para a realização de aulas mais atrativas e
instigantes aos estudantes;
METODOLOGIA
Serão
realizadas 6 oficinas no período de 24 a 28 de fevereiro com exceção do sábado
e domingo correspondentes aos respetivos temas relacionados aos conhecimentos
de informática.
·
Conhecimento Geral sobre a máquina
·
Windows
·
Powerpoint
·
Excel
·
Word e digitação
·
Uso do Projetor de slides
·
Teclas de atalho
Lembrando que esses
conhecimentos repassados serão parte de uma introdução ao uso das TICs na
Escola, precisando, portanto, que após esta oficina, os professores/as
interessados possam estar fazendo cursos mais avançados, para o aprimoramento
dos conhecimentos adquiridos durante a mesma.
As oficinas ocorrerão
em dois turnos, haja visto ao número de professores/as que se dividirão em duas
turmas para um melhor aproveitamento da aprendizagem.
A Oficina será
ministrada por uma equipe, onde haverá alternância de componentes de acordo com
o tema da oficina, são eles: Antonio Braga, Ellen Rodrigues, Luiz (...),
Hermógenes Gomes,
RECURSOS
Televisão,
DVD, computadores, projetor de slides, pendrive.
PARCEIROS
Secretaria
Municipal de Educação e Voluntários.
CRONOGRAMA
OFICINAS:
NOÇÕES DE INFORMÁTICA PARA PROFESSORES
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DIAS
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AÇÕES
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RESPONSÁVEIS
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06 a 10/01/2014
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Elaboração do Projeto
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Coord. Pedagógica
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09/01/2014
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Estudo
de caso sobre o uso de recursos midiáticos na escola, referência
bibliográfica: Artigo Científico de Elisângela F. Melo e Adriano C. Teixeira
“Oficinas de informática e cidadania: em busca de um modelo de Inclusão
digital baseado no protagonismo”. ( E outros relacionados)
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Coord. Pedagógica
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14/02/2014
|
Apresentação
do Projeto a direção e aos Professores em reunião, Abertura de inscrições.
|
Coordenação Pedagógica
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17/02/2014
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Busca
de parceria, apresentação do Projeto na SEMED.
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Coordenação Pedagógica e Direção da
Escola
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18/02/2014
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Ajustes
de metodologia e desenvolvimento de objetivos.
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Coordenação Pedagógica
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19/02/2014
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Desenvolvimento
de convites para os ministrantes da oficina
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Coordenação Pedagógica
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20/02/2014
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Desenvolvimento
e entrega de ofícios
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Coordenação Pedagógica
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21/02/2014
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Fechar
Projeto; Organização dos Kits e confirmação dos ofícios e convites
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Coordenação Pedagógica
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24 a 28/02/2014
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Realização
das Oficinas
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Coordenação Pedagógica e Direção da
Escola
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OFICINAS
E SEUS RESPECTIVOS MINISTRANTES
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1ª.
Aula inaugural: Proinfo e o uso das
TICs na Escola (Ellen Rodrigues);
2ª.
Noções sobre as máquinas e Windows (Ellen Rodrigues e Hermógenes Gomes);
3ª.Word
e digitação (Antonio Braga);
4ª.
Noções de Powerpoint e Excel (Professor Luiz Oliveira);
5ª.
Uso do projetor de slides (Ellen Rodrigues e Hermógenes Gomes);
6ª.
Internet e teclas de atalho (Ellen Rodrigues e Hermógenes Gomes);
7ª.
Integralização de ferramentas (Hermógenes Gomes)
|
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19 de março
|
Entrega
dos Certificados
|
Antonio
Braga e Ellen Rodrigues
|
REFERENCIAL TEÓRICO
ALMEIDA. J.
Fernando; Maria Elizabeth B.B. Almeida. Liderança, Gestão e tecnologias. PUC-SP MICROSOFT. São Paulo, 2006.
LÉVY. P. “Cibercultura”. São Paulo: Editora 34,1999.
SBC. “Grandes Desafios da Pesquisa em computação
no Brasil” – 2006-2016. São Paulo: SBC, 2006.
TEIXEIRA, A.C. “Formação Docente e Inclusão Digital: a
análise do processo de emersão tecnológica de Professores”. Tese (Doutorado
em Informática na Educação) – Programa de pós Graduação em Informática na
Educação da universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2005.
BETTEGA, Maria Helena Silva. A
educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2005, p.17.
BRASIL, Secretaria de Educação
a Distância. (1997) Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo (diretrizes.
Brasília: MEEC/SEED.
DELORES, J. Educação: um
tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.
GIANOLLA, Raquel Miranda. Informática
na educação: representações sociais do cotidiano.
São Paulo, Cortez, 2006.
GÓMEZ, A. P. O pensamento
prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. in
NÓVOA, A (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa.
Publicações Dom Quixote, 1995, p.112.
GUEDÉZ, Victor. Tecnologia
Educacional no contexto de um projeto histórico-pedagógico. Rio de Janeiro:
Revista Tecnologia Educacional – ABT, n. 49, 1998. Disponível em http://www.geocities.com/CollegePark/Bookstore/4783/te.html
MORAN. José Manuel. Os novos
espaços de atuação do educador com as novas tecnologias. 2004. Disponível em; http://www.eca.usp.br/pro/moran/espacos.htm Acesso em 30 de maio de 2009.
MORIN, E. Os sete saberes
necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO.
2000.
NÓVOA, Antonio. (coord). Os
professores e sua formação. Lisboa-Portugal, Dom Quixote, 2002.
3. Homenagem ao dia das mulheres
4. Páscoa do Pedrão
Páscoa Solidária estudantes da EJA e Ensino Regular organizam Cestas básicas para as Famílias Carentes da Comunidade da Pranchinha
5.Ações do PSE no PPH
Vacinação contra o HPV
Avaliação Antropométrica
6.Reunião com os Pais
Neste Primeiro Semestre realizamos Três Reuniões com os Pais
7.Teste Classificatório
8. Reuniões Pedagógicas
Os nossos encontros pedagógicos com Professores foram quatro a contar com o último a se realizar em junho
8.Averiguação do DIDE na Escola
Páscoa Solidária estudantes da EJA e Ensino Regular organizam Cestas básicas para as Famílias Carentes da Comunidade da Pranchinha
5.Ações do PSE no PPH
Vacinação contra o HPV
Avaliação Antropométrica
6.Reunião com os Pais
Neste Primeiro Semestre realizamos Três Reuniões com os Pais
7.Teste Classificatório
8. Reuniões Pedagógicas
Os nossos encontros pedagógicos com Professores foram quatro a contar com o último a se realizar em junho
8.Averiguação do DIDE na Escola
9. Concurso Internacional de Cartas
13. Forrozão do Pedrão
14.Reunião de Encerramento das Atividades Pedagógicas
15. Reunião Geral Com os Pais sobre rendimento escolar
14.Reunião de Encerramento das Atividades Pedagógicas
15. Reunião Geral Com os Pais sobre rendimento escolar
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