SERVIÇO PÚBLICO
MUNICIPAL
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
PLANEJAMENTO
2014
O
TRABALHO EM PARCERIA COM A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA É FUNDAMENTAL PARA O
DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS DE ENSINO MAIS SIGNIFICATIVAS
CONTEÚDO
PROGRAMATICO DO 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
MOCAJUBA
FEVEREIRO/2014
DISCIPLINA:
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METOLÓGICA
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1º
Bimestre
►
Pluralidade Cultural e tempo
▪ Família;
▪As Grandes Navegações /Comunidades
indígenas (do Brasil, Pará e Município);
As fontes
históricas - Mocajuba-PA e Brasil (passado, presente e futuro).
▪ A vida no
tempo;
|
▪ Reconhecer e
respeitar o modo de vida em diferentes tempos históricos, observando
diferenças e semelhanças entre eles;
▪ Observar e
analisar fatos, situações e comportamentos;
▪ Conhecer e
respeitar o modo de vida das crianças e famílias brasileiras, mocajubenses e
paraenses, em diferentes tempos;
|
·
Trabalhar entrevistas com pessoas mais velhas,
para resgatarmos e materializarmos as memórias;
·
Produzir álbuns de fotografias;
|
2º
Bimestre
►Trabalho
▪ Cidade;
▪ Campo e
Ribeirinho;
▪ Meio de
transporte;
▪ Meios de
comunicação;
▪ Energia
elétrica;
▪ Serviços
Públicos.
|
▪ Classificar
a construção de cidades e suas atividades econômicas;
▪ Comparar os
tipos de trabalhadores no Brasil em época diferentes;
▪ Conhecer as
vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de transporte;
▪ Reconhecer a
função e a utilização de diferentes meios e comunicação;
▪ Observar e
analisar imagens (fotos, gravuras, etc);
▪
Comprometer-se com a transformação de realidades injustas;
|
·
Promover debates sobre a Agenda 21, carta da
terra, cidades sustentáveis e direito a moradia;
|
3º
Bimestre
►Município
(história e cultura mocajubense) as organizações políticas e administração
urbana;
▪ Localização e
a representação do município;
▪ Paisagem,
vegetação, população, clima e hidrografia;
▪ Os
deslocamentos populacionais: relação de integração, exclusão no campo,
migração, imigração;
▪ Governo
municipal;
▪ Espaço
urbano: relações sociais e culturais na cidade, exclusão e violência;
▪ Espaço
rural: agricultura, indústria)
|
§ Identificar
elementos da paisagem natural e da paisagem transformada;
▪ Reconhecer a
vegetação e os animais como elementos formadores da paisagem;
▪ Conhecer a
realidade das desigualdades de oportunidades;
▪ Conhecer os
diferentes tipos de bairros;
▪ Reconhecer o
espaço rural como fonte de abastecimento das cidades;
▪ Caracterizar
as organizações políticas e administrativas urbanas;
|
§ Trabalhar
questões relacionadas ao direito da Terra, e de como a cidade precisa do
campo e vice versa, na perspectiva da valorização dos povos do campo;
§ Promover
passeio com os estudantes em visita as escola pólos;
|
4º
Bimestre
►Pará
▪
Estado (história e cultura paraense) as organizações políticas e
administração urbana;
▪ Localização e
a representação do estado;
▪ Paisagem,
vegetação, população, clima e hidrografia;
▪ Os
deslocamentos populacionais: relação de integração, exclusão no campo,
migração, imigração;
▪ Governo
Estadual;
▪ Espaço
urbano: relações sociais e culturais na cidade, exclusão e violência;
▪ Espaço
rural: agricultura, indústria)
▪ Atividades
econômicas: agricultura, pecuária e extrativismo;
►
A Terra nosso Planeta
▪ Forma e
tamanho da terra;
▪ Movimento da
terra;
▪ Sistema
solar;
▪ As fases da
lua;
▪ As estações
do ano;
▪ A água em
nosso planeta;
▪ O solo e o
ar;
|
▪ Diferenciar
as atividades: agrícolas, pecuárias e extrativistas;
▪ Identificar
os tipos de indústria e importância do trabalhador qualificado;
▪ Classificar
a construção da cidade e suas atividades econômicas.
▪ Conhecer a
história do estado, diferenciar a diversidade cultural, de cada região;
▪ Saber a
localização de seu estado;
▪ Conhecer a
economia do estado e sua forma de organização política e social.
|
·
Promover visitas dos estudantes aos espaços
públicos, como: Câmara Municipal e Prefeitura;
|
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METODOLÓGICA
|
1º
Bimestre
► O Corpo Humano
►
Hábitos de higiene
►Aparelhos
(noções)
▪ Digestivos;B
▪
Respiratório;
▪
Circulatório;
▪ Urinário;
▪ Reprodutor;
►Sistema Ósseo e Muscular
|
▪
Identificar
hábitos de higiene;
▪ Preocupar-se
com as atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à
responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita;
▪ Reconhecer
os aparelhos do corpo humano e suas funções;
▪ Distinguir
sistema ósseo e muscular;
|
·
Promover palestras de Saúde e prevenção em
parceria com a Secretaria de Saúde;
·
Promover em parceria com os professores de
Educação Física, aulas de movimentos corporais em conjunto com todas as
turmas, em favor da descontração , esporte e lazer;
·
Pensar a Academia Popular para a escola e
comunidade;
|
2º
Bimestre
►Alimentos:
▪ Tipos de
alimentos;
▪ Alimentação
saudável;
▪ Conservação
dos alimentos;
▪ Os alimentos
como fonte de nutrientes.
►
Substâncias:
▪ Matéria e
Corpo;
▪ Mudanças no
estado físico da água;
▪ Ciclo da
água;
▪ Formação das
chuvas;
|
▪ Compreender
a importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis e regulares de acordo
com as necessidades nutricionais básicas do organismo humano;
▪ Conhecer e
desenvolver hábitos alimentares favoráveis ao crescimento e desenvolvimento
do ser humano, valorizando os recursos e a cultura alimentar de sua região;
▪ Conhecer as
mudanças do estado físico da água
▪ Identificar
o ciclo da água;
▪ Compreender
a formação das chuvas;
|
·
Promover em parceria com a Secretaria de Saúde a I
Semana da Alimentação Saudável;
·
Promover debates sobre a Água e o Planeta Terra,
com ênfase na Carta da Terra e Agenda 21;
·
Em culminância promover passeio ecológico com os
estudantes, em consonância com a
Educação Ambiental;
|
3º
Bimestre
►
Ser vivo e Ambiente natural
▪ Animais vertebrados
e invertebrados
→
Classificação:
▪ Peixes,
anfíbios, repteis, aves e mamíferos;
▪ Úteis e
nocivos;
▪ Silvestres e
domésticos;
|
▪ Compreender
o mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e
como individuo.
▪ Conhecer os
fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir
na natureza e utilizar seus recursos;
▪ Conhecer o
ser vivo e o seu ambiente natural;
§
Discutir a
necessidade, de um lado, de preservar e cuidar do patrimônio natural para
garantir a sobrevivência das espécies, a biodiversidade, conservarem
saudáveis os recursos naturais;
|
|
4º
Bimestre
►Plantas;
▪ Partes e
funções;
▪
Classificação dos tipos de raízes e caules;
▪ Germinação e
reprodução;
▪ Elementos
naturais (solo, ar e água);
▪ Ambiente e
saúde: lixo, reciclagem e saneamento básico;
▪ Tempo e
decomposição de alguns materiais;
▪ Destinos do
lixo.
|
▪ Reconhecer as plantas, identificado os
processos e etapas de transformação.
▪ Relacionar
informações sobre o ambiente por meio de figuras e textos;
|
·
Trabalhar com registro fotográfico das várias
espécies que compõe a fauna e a flora regional;
·
Construir álbuns;
|
DISCIPLINA:
LINGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METODOLÓGICA
|
1º
Bimestre
►
Alfabeto:
·
▪ Alfabeto sons e letras – Maiúscula e minúscula;
·
Ordem alfabética – relacionando uso do dicionário
·
Sílabas, divisão e classificação;
·
Leitura, escrita, interpretação
·
Leitura, escrita, interpretação
·
Encontro vocálico: ditongo, tritongo, hiato,
encontro consonantal;
·
Gêneros textuais: bilhetes
·
Ortografia: m (antes do P e B)
|
▪ Saber organizar
alfabeticamente e utilizar o dicionário;
▪ Identificar a pontuação com a
sistematização da função a partir do texto;
▪ Ampliar os conhecimentos
ortográficos de forma lúdica através de jogos atividades práticas;
·
Reconhecer a fábula identificando os personagens;
▪ Caracterizar e produzir
fábulas;
▪ Produzir textos narrativos,
reconhecendo seus personagens;
▪ Usar corretamente os sinais
de pontuação nos textos;
|
·
Trabalhar o uso de dicionários, introduzir o
contexto sobre o surgimento e necessidade do Dicionário e Enciclopédias;
·
Promover debates sobre as questões referentes as
fábulas (moral da história);
·
Trabalhar os erros ortográficos usando os textos
dos próprios estudantes;
|
2º
Bimestre
▪ Substantivo- gênero e numero,
incluindo substantivo composto;
▪ Gênero do substantivo:
simples, composto; primitivo, derivado, próprio, comum e grau;
Gênero textual: carta, cartão
postal;
Pontuação;
Ortografia: c,ç,s (com som de
Z), o L ou U no final, o TEM e TÊM;
Leitura e intepretação;
|
▪ Reconhecer o substantivo e
seu comportamento em textos;
▪ Reconhecer o adjetivo
identificando sua relação com o substantivo;
▪ Reconhecer o pronome e sua
função em textos;
·
Reconhecer o substantivo coletivo e seu uso no
texto;
|
·
O Coordenador pedagógico da escola poderá
desenvolver oficinas de como trabalhar com o livro didático; contextualizando
os conteúdos;
|
3º
Bimestre
► Gêneros Textuais:
▪ Música, noticia, propagandas, narração;
►Gramática:
▪Silaba tônica
e átona;
▪Tonicidade
localização de silaba tônica;
▪classificação
das palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona;
▪ortografia:
mas/mais; uso dos porquês; am/ao; há/a, x e ch, s e ss;
▪►
Leitura e interpretação de textos:
|
▪ Ler interpretar letras de música.
▪ Compreender a importância das
notícias;
▪ Aprender a elaborar
propagandas;
▪ Identificar a acentuação
gráfica;
·
Diferenciar a sílaba tônica da átona identificando
sua classificação;
▪ Ampliar os conhecimentos
ortográficos;
▪ Reconhecer as palavras
oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas.
|
·
Trabalhar com músicas regionais valorizando as
músicas do nosso Pará, como por exemplo: Nilson Chaves, Fafá de Belém e
etc...
|
4º
Bimestre
►
Gêneros Textuais:
·
Poesia;
·
Fábula
·
Entrevista;
▪ Advérbio de
modo, lugar, tempo.
▪ Sujeito e predicado;
§ Revisão
Substantivo e Adjetivo
§ Leitura e
Interpretação de Textos;
§ Produção
Textual, Poemas, Cartas, Versos, Histórias em Quadrinhos, receita, Fábulas e Cartazes.
|
▪ Identificar as formas
nominais do verbo;
▪ Caracterizar e produzir
poesias.
▪ Compreender a poesia e o eu
poético;
▪ Realizar entrevistas e sua
reescritura;
▪ Identificar os advérbios
reconhecendo sua classificação;
▪ Reconhecer no texto:
substantivos, adjetivos;
▪ Incentivar a leitura (uso da
biblioteca, fichas, pesquisas, etc.)
▪ Reconhecer diferentes tipos
de textos;
▪ Realizar leitura e pesquisa
individual e em grupo;
▪ Conhecer as lendas;
▪ Conhecer as brincadeiras
populares;
▪ Reconhecer a linguagem formal
e informal;
▪ Trocar experiências e
opiniões com os colegas;
▪ Ler e interpretar textos;
▪ Respeitar os diferentes
ritmos de aprendizagem, entre o seu e os dos colegas;
▪ Produzir e praticar leituras
de poemas, cartas, versos, histórias em quadrinhos, receitas, fábulas,
cartazes;
|
·
Desenvolver saraus de poesia e música com os
estudantes;
·
Apresentar autores regionais;
|
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METODOLÓGICA
|
1º
Bimestre
▪ Números do dia-a-dia;
▪ Contar, medir, codificar e
ordenar;
▪ Ordem crescente e
decrescente;l
▪ Adição: Termos, Prova Real;
- Problemas;
Subtração- operação inversa;
- problemas
▪ Numeração Romana;
Termo desconhecido- adição
|
▪ Refletir sobre a importância da Matemática
na vida cotidiana;
▪ Elaborar situações problemas
relacionadas com as experiências vivenciadas no cotidiano.
▪ Aplicação de operações com o
uso das situações práticas do dia-a-dia.
▪ Identificar o sistema de
numeração romana;
|
·
Interdisciplinar a Matemática com a Arte, para
compreendermos com as mesma está em todo lugar;
·
Trabalhar a numeração romana com seu uso em
livros, relógios e etc, fazendo um recorte histórico de como e porque os
Romanos usavam este tipo de numeração;
|
2º
Bimestre
▪ Propriedade s da adição;
Antecessor e Sucessor dos números naturais;
▪ Numeros Ordinais;
▪ Problemas envolvendo Adição e
Subtração
Par, Impar
Expressão Numérica +, -;
Termo desconhecido;
|
Explorar diferentes materiais
concretos de deem o significado dos números naturais e decimais;
▪ Realizar leitura e escrita de
números a partir de 4 até 9 dígitos;
▪ Formular hipóteses sobre a
grandeza numérica, identificando quantidade de algarismos e a posição ocupada
por ele;
▪ Resolver cálculo e problemas
envolvendo multiplicação por 10,100, 1000;
|
·
Trabalhar com diversos recursos, como por exemplo
o material dourado e ábaco;
|
3º
Bimestre
▪ Multiplicação, propriedades;
Multiplicação por dois
algarismos;
▪ Dobro, Triplo, Quadruplo,
Quintuplo;
▪ Operações básicas (tabuado)
Divisão simplesl;
Problemas envolvendo as quatro
operações
Expressões numéricas (adição, subtração,
multiplicação e divisão)
Termos desconhecidos.
|
▪ Efetuar cálculos mentais;
▪ Elaborar situações-problemas;
▪ Mentalizar a tabuada de
multiplicação por intermédio de exercício lúdicos;
▪Resolver problemas envolvendo
situações com arrendamento e estimativa;
▪ Vivenciar, construir e
resolver situações-problema no contexto diário aplicando as quatro operações.
|
·
Promover situações em que possam trabalhar com
dinheiro; desenvolver com eles uma espécie “ a escola vai as compras”,
levando para a sala de aula o sentido de um super- mercado, trabalhando assim
com Educação financeira;
|
4º
Bimestre
Multiplicação por dois
algarismos
▪ Números primos e compostos;
▪ Divisão exata e inexata;
▪ Divisão com divisor de dois
algarismos;
▪ Múltiplos e divisores de um
numero natural;
▪ Expressão Numérica;
|
·
Ter noção de espaço, explorando-o espaço da
escola, encontrando pontos de referências (mapas de ruas, bairros, etc.)
▪ Reconhecer as unidades de
medida e da massa, capacidade e tempo;
▪ Valorizar a importância das
medidas e estimativas para resolver problemas cotidianos;
▪ Ler e interpretar gráficos;
▪ Conscientizar-se da
importância do “erro” como parte do seu processo de aprendizagem e dos
colegas;
▪ Ler e escrever números por
extenso e em algarismos até milhões;
▪ Saber a ordem a seqüência e
comparação de números;
▪ Reconhecer o valor posicional
diferenciando ordens e classes até milhões;
▪ Resolver Problemas envolvendo
situações de arrendamento e estimativas;
▪ Vivenciar, construir e
resolver situações-problema no contexto diário aplicando as quatro operações;
▪ Identificar o sistema
monetário brasileiro;
▪Revisar a tabuada de
multiplicação;
▪ Identificar espaço e forma;
▪ Reconhecer os sólidos
geométricos (prisma, pirâmide, cubo, cilindro, paralelepípedo);
▪ Identificar as figuras planas
nos soldos geométricos;
▪ Reconhecer as unidades e
medidas de tempo ( hora, século, década, semestre, bimestre, milênio);
▪ Ler e interpretar gráficos
envolvendo números naturais e decimais;
▪ Construir gráficos e tabelas;
Formular hipóteses sobre a
grandeza numérica, identificando quantidade de algarismo e a posição ocupada
por eles;
▪ Ler e escrever e representar
números decimais e fracionários;
▪ Resolver cálculos e problemas
envolvendo adição e subtração de frações com denominadores iguais;
▪ Cooperar com os colegas e com
o educador no processo de ensino-aprendizagem;
▪ Memorizar tabuada de divisão
com auxilio de exercício lúdico;
▪ Identificar formas
geométricas básicas, planas e especiais, bem como algumas de suas
propriedades, incluindo a simétrica;
▪ Reconhecer medidas de
comprimento, massa e capacidade;
▪ Construir textos escritos a
partir da interpretação de gráficos e tabelas;
▪ Conscientizar-se que a
Matemática está presente nas ações do dia-a-dia;
|
·
Promover visitas dos estudantes a canteiros de
obras;
·
Trabalhar com o desenvolvimento de maquetes
(casas, da própria escola, edifícios, praças e cidades) e promover exposição
dos trabalhos na escola;
·
OBS: Estimular os estudantes a construírem seus
próprios trabalhos (individualmente ou em equipe)
·
Trabalhar os sistemas numéricos a partir da
realidade através do calendário, relógios, réguas, filas indianas, na
organização da sala, na organização dos livros, no próprio material escolar,
na ordem alfabética e quantidade de estudantes por letras, no número de
letras do seu próprio nome, na quantidade de pessoas que vivem em casa, no
preço do açaí e mapará, na medida em fracos da farinha, enfim, nas diversas
situações cotidianas.
|
DISCIPLINA:
ENSINO RELIGIOSO
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METODOLÓGICA
|
1º
Bimestre
►
Identidade
▪ Eu
▪ Tu
▪ Nós
▪ Mundo
▪ Deus
►
Família
▪ Minha família
e outras famílias;
▪ Minha
família-maior comunidade;
►
Mundo
▪ Em defesa da
vida;
▪ O mundo que
Deus quer;
▪ Como viver
no mundo;
|
▪ Desenvolver
a capacidade de se perceber como um ser único e criado a imagem e semelhança
de Deus;
▪ Perceber a
relação de dependência entre a minha vida, a do outro, o mundo com Deus;
▪ Desenvolver
a vivencia da alteridade, e dos valores religiosos;
▪ Reconhecer
que amar e fazer o bem são as coisas mais importantes para um cristão;
▪ Analisar
acontecimentos e situações que reportem às realidades acima descritas;
▪ Demonstrar
gratidão a Deus por nos ter criado;
▪ Adotar
conduta de colaboração, serviço, ajuda e amizade;
▪ Perceber e
compreender a formação de vários tipos de família;
▪ Identificar
as diferenças existentes entre os conceitos religiosos e sociológicos de
família destacando-a como elemento constitutivo da sociedade;
▪ Ressaltar os
valores da convivência familiar;
▪ Elencar usos
e costumes da prática familiar;
▪ Coletar
informações e interpretá-las a cerca dos vários tipos de família;
▪ Valorizar o
diálogo, a partilha, o amor e a oração no relacionamento familiar, na
comunidade social e de fé, respeitando as diferenças;
▪ Compartilhar
bens e valores numa convivência harmoniosa e pacifica;
|
·
Promover o uso de estudos de casos a partir de
curtas metragens (em vídeos) em que retratam situações de conflitos
cotidianos, na família, no convívio social, na escola, na cidade e etc.
·
Levando em consideração que todos são cristãos na
sala em que atua, promova acolhidas com leituras da Bíblia diariamente,
estimule o estudo bíblico; no sentido dos valores humanos;
·
Sobre o valor da vida, debata constantemente em
rodas de conversas sobre situações adversas (suicídios, crimes, drogas,
exploração);
·
Sugestão de Leitura para o Professor(a): Leonardo
Boff, Augusto Curi, Içami tiba, Material da CF 2014, Paulo Freire, Wallon.
·
Sugestão de material:
Pesquise na internet o Programa 5
minutos de Valores para escola, desenvolvido pela UFCE;
Baixe curtas metragens no You tube;
Trabalhe com o livro infanto-juvenil: O QUE FAZER?
Falando de convivência (Liliana Iacocca e Michele Iacocca);
Trabalhe dinâmicas;
|
2º
Bimestre
►
Fundamentos:
▪ A
importância da religião na vida das pessoas;
▪ Brasil, um
pais de diversidade religiosa;
▪ Religião e
religiosidade, uma necessidade humana;
▪ As
manifestações religiosas nos hábitos alimentares;
|
|
SITES QUE TRATAM
SOBRE O ESTUDO DE VALORES NA ESCOLA:
|
SUGESTÃO:
EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE
SAÚDE( ATRAVÉS DE UM PSICÓLOGO) DESENVOVAM A TERAPIA COMUNITÁRIA COM OS PAIS
E ESTUDANTES, ONDE EM COMUNHÃO COMPARTILHARÃO SUAS ANGÚSTIAS;
|
||
3º
Bimestre
►
Língua Religiosa:
▪ As festas
religiosas e sua importância nos diferentes contextos;
▪ Principais
festas religiosas no município de Mocajuba-PA;
▪ Crenças e
práticas religiosas;
▪ Mitos,
lendas locais e outros;
|
▪ Identificar
as principais festas religiosas no município de Mocajuba-PA;
|
·
Promover a Semana da Bíblia na escola, usando-se
da sequencia didática;
·
Promover o Cine-Bíblico, sessões de cinema da
escola;
|
4º
Bimestre
► Relações Religiosas:
▪
As
religiões presentes na cultura local:
▪
Identificação e caracterização das religiões;
▪
Acontecimentos religiosos na história dos povos, registrados na oralidade e
na escrita (texto sagrados)
▪ A perda e a
ausência de pessoas queridas;
|
▪ Caracterizar
crenças e práticas religiosas;
▪ Conhecer
mitos, lendas locais e outros;
▪ Identificar
as Religiões presentes na cultura local;
▪ Reconhecer
as práticas religiosas locais;
▪ Identificar
as religiões;
▪ Caracterizar
os acontecimentos religiosos na história dos povos, registrados na oralidade
e na escrita (textos sagrados);
▪ Analisar a
perda e a ausência de pessoas queridas, ressaltando a espiritualidade como
refúgio;
|
·
Trabalhar a influência Africana na Religiosidade
brasileira;
·
Promover o dia da Consciência Negra;
|
DISCIPLINA:
ARTES
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METODOLÓGICA
|
1º
Bimestre
▪
História
da arte;
▪ Carnaval /
Máscaras;
▪ Cores
primárias;
▪ Cores
secundárias;
▪ Misturas de
cores;
▪ Mandala;
▪ Silhueta;
▪ Simétrico e
assimétrico;
▪ Pintura de
tela
Dobradura;
▪ Origami;
|
▪
Conhecer
a história da arte;
▪ Conhecer
previamente e reconhecer materiais;
▪ Estimular
experiências;
▪ Reelaborar
objetivando um senso comum;
▪ Confecção de
trabalhos individuais e em grupo;
▪ Utilização
de material reciclado;
▪ Papel, lápis
de cor e cera.
▪ Desenvolver
a criatividade aguçando o potencial imaginário do aluno;
▪ Confeccionar
esculturas com massinha ou argila;
▪
Confeccionar flores, pássaros e animais em origami para compor um painel
coletivo sobre a primavera;
|
·
Promover oficinas de artesanato com reutilização
de materiais recicláveis com o tema do carnaval, culminância com músicas:
marchinhas de carnaval;
|
2º
Bimestre
▪ Releitura de
grandes pintores;
▪ Técnicas de
pintura: lápis de cor, tinta guache, cola colorida, pincel, anilina, carvão e
nanquim;
▪ Mosaico /
crepom;
▪ Desenho
criativo / observação / livre;
▪ Dramatização
e teatro de fantoches;
|
§ Montar com
material reciclável um personagem do folclore brasileiro;
▪
Compreender e discutir mitos e lendas do folclore brasileiro;
▪ Pesquisar,
elaborar e utilizar, cenários, figurino, maquiagem, endereços, objetos de
cena, iluminação e som;
▪ Criação de textos
e encenação com um grupo;
|
§ Promover o
teatro de fantoches com tema: Copa do mundo; apresentações no auditório da
escola;
|
3º
Bimestre
▪
Ponto;
▪ Pontilhismo;
▪ Linha e
Plano;
▪ Cores
Complementares;
►
Música:
▪ História da
música;
▪ Som;
▪ Ritmo da
natureza e do corpo humano;
▪ Ritmo da
música;
▪ Exercícios
rítmicos;
▪ Instrumentos
musicais;
▪ Cantores
populares;
|
·
Caracterizar ponto, pontilhismo, linha e plano;
▪ Reconhecer
as cores complementares e monocromia;
▪ Conhecer a
história da música;
▪ Reconhecer
ritmo da música e cantores populares;
▪ Confeccionar
um instrumento musical;
▪ Identificar
e experimentar os ritmos da natureza, do corpo humano e da música;
|
·
Trabalhar com o conceito artístico do cubismo; e
pintores que usam pontos e cores em suas obras;
·
Promover Exposição de desenhos, pinturas ao som da
música paraense, para todos os estudantes na Semana de Arte na Escola;
|
4º
Bimestre
►Dança:
▪ Tecidos e
funções do corpo;
▪ Gestos e
movimentos;
▪ Peso
corporal e equilíbrio;
▪
Coreografias;
|
·
Criar movimento a gestos individuais, em dupla ou
grupo;
▪ Observar e
experimentar as relações entre peso corporal e equilíbrio.
▪ Dançar
pequenas coreografias;
▪ Experimentar
e improvisar a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos,
poéticos, jornalísticos, objetos, mascaras, situações físicas, imagens e
sons);
|
·
Promover o Festival de dança na Escola, com
diversos estilos de dança, com ênfase na influência africana na nossa dança
brasileira;
·
OBS: A coordenação pedagógica poderá desenvolver
um projeto interdisciplinar para a realização deste festival;
|
DISCIPLINA:
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS
|
HABILIDADES
|
PROPOSTA
METODOLÓGICA
|
1º
Bimestre
▪ Valores
fundamentais; respeito, solidariedade, companheirismo, cooperação, dignidade,
justiça, perseverança, superação, auto-estima,etc.
▪ Habilidades
básicas: correr, saltar, arremessar, rodar, bater, rebater, receber,
amortecer, chutar, girar, etc;
|
▪ Tornar-se um
individuo crítico participativo, que compreenda e consiga usar o corpo
sadiamente;
▪ Aprimorar
suas habilidades básicas, por intermédio de jogos e brincadeiras;
|
Sugestão
de projetos:
I
Bimestre:
O corpo e o Movimento
II
Bimestre:
Jogos Africanos e Indígenas
III
Bimestre:
Jogos Internos, Olimpíadas Intelectual;
IV:
Bimestre:
Festival de dança
|
2º
Bimestre
► Jogos Coorporativos;
▪ Atividades
desportivas (jogos: futebol de salão, futebol de campo, handebol);
|
▪ Participar
dos jogos, reconhecer suas regras;
▪ Cultivar o
espírito esportivo, desenvolvendo suas criatividades
desportivas;
|
|
3º
Bimestre
►
Exercícios naturais:
▪
Atividade
física e saúde;
▪ Das brigas
aos jogos com regras;
▪ Competição
co conscientização;
|
Aprimorar suas
habilidades naturais;
▪ Organizar
jogos/ brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
▪ Resolver
situações de conflito por meio do diálogo com ou sem a ajuda do professor;
▪ Respeitar as
regras das atividades e todos os seus colegas sem qualquer tipo de discriminação;
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PROJETO
DE ACADEMIA POPULAR PARA A ESCOLA E COMUNIDADE
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BOM TRABALHO!
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