terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PLANO DE CURSO 2014



 

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO






COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
PLANEJAMENTO 2014
O TRABALHO EM PARCERIA COM A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRATICAS DE ENSINO MAIS SIGNIFICATIVAS
CONTEÚDO PROGRAMATICO DO 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL




MOCAJUBA
FEVEREIRO/2014
DISCIPLINA: HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CONTEÚDOS

HABILIDADES
PROPOSTA METOLÓGICA
1º Bimestre
► Pluralidade Cultural e tempo
▪ Família;

 ▪As Grandes Navegações /Comunidades indígenas (do Brasil, Pará e Município);

As fontes históricas - Mocajuba-PA e Brasil (passado, presente e futuro).

▪ A vida no tempo;

▪ Reconhecer e respeitar o modo de vida em diferentes tempos históricos, observando diferenças e semelhanças entre eles;
▪ Observar e analisar fatos, situações e comportamentos;
▪ Conhecer e respeitar o modo de vida das crianças e famílias brasileiras, mocajubenses e paraenses, em diferentes tempos;


·         Trabalhar entrevistas com pessoas mais velhas, para resgatarmos e materializarmos as memórias;
·         Produzir álbuns de fotografias;
2º Bimestre
►Trabalho
 ▪ Cidade;
▪ Campo e Ribeirinho;
▪ Meio de transporte;
▪ Meios de comunicação;
▪ Energia elétrica;
▪ Serviços Públicos.



▪ Classificar a construção de cidades e suas atividades econômicas;
▪ Comparar os tipos de trabalhadores no Brasil em época diferentes;
▪ Conhecer as vantagens e as desvantagens dos diferentes tipos de transporte;
▪ Reconhecer a função e a utilização de diferentes meios e comunicação;
▪ Observar e analisar imagens (fotos, gravuras, etc);
▪ Comprometer-se com a transformação de realidades injustas;

·         Promover debates sobre a Agenda 21, carta da terra, cidades sustentáveis e direito a moradia;
3º Bimestre
►Município (história e cultura mocajubense) as organizações políticas e administração urbana;
Localização e a representação do município;
▪ Paisagem, vegetação, população, clima e hidrografia;
▪ Os deslocamentos populacionais: relação de integração, exclusão no campo, migração, imigração;
▪ Governo municipal;
▪ Espaço urbano: relações sociais e culturais na cidade, exclusão e violência;
▪ Espaço rural: agricultura, indústria)

§  Identificar elementos da paisagem natural e da paisagem transformada;
▪ Reconhecer a vegetação e os animais como elementos formadores da paisagem;
▪ Conhecer a realidade das desigualdades de oportunidades;
▪ Conhecer os diferentes tipos de bairros;
▪ Reconhecer o espaço rural como fonte de abastecimento das cidades;
▪ Caracterizar as organizações políticas e administrativas urbanas;

§  Trabalhar questões relacionadas ao direito da Terra, e de como a cidade precisa do campo e vice versa, na perspectiva da valorização dos povos do campo;
§  Promover passeio com os estudantes em visita as escola pólos;
4º Bimestre
►Pará
▪ Estado (história e cultura paraense) as organizações políticas e administração urbana;
Localização e a representação do estado;
▪ Paisagem, vegetação, população, clima e hidrografia;
▪ Os deslocamentos populacionais: relação de integração, exclusão no campo, migração, imigração;
▪ Governo Estadual;
▪ Espaço urbano: relações sociais e culturais na cidade, exclusão e violência;
▪ Espaço rural: agricultura, indústria)
▪ Atividades econômicas: agricultura, pecuária e extrativismo;

► A Terra nosso Planeta
▪ Forma e tamanho da terra;
▪ Movimento da terra;
▪ Sistema solar;
▪ As fases da lua;
▪ As estações do ano;
▪ A água em nosso planeta;
▪ O solo e o ar;

▪ Diferenciar as atividades: agrícolas, pecuárias e extrativistas;
▪ Identificar os tipos de indústria e importância do trabalhador qualificado;
▪ Classificar a construção da cidade e suas atividades econômicas.

▪ Conhecer a história do estado, diferenciar a diversidade cultural, de cada região;

▪ Saber a localização de seu estado;

▪ Conhecer a economia do estado e sua forma de organização política e social.

·         Promover visitas dos estudantes aos espaços públicos, como: Câmara Municipal e Prefeitura;

DISCIPLINA: CIÊNCIAS
CONTEÚDOS


HABILIDADES

PROPOSTA METODOLÓGICA
1º Bimestre
O Corpo Humano
► Hábitos de higiene
►Aparelhos (noções)
▪ Digestivos;B
▪ Respiratório;
▪ Circulatório;
▪ Urinário;
▪ Reprodutor;
Sistema Ósseo e Muscular

Identificar hábitos de higiene;
▪ Preocupar-se com as atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com os espaços que habita;
▪ Reconhecer os aparelhos do corpo humano e suas funções;
▪ Distinguir sistema ósseo e muscular;

·         Promover palestras de Saúde e prevenção em parceria com a Secretaria de Saúde;
·         Promover em parceria com os professores de Educação Física, aulas de movimentos corporais em conjunto com todas as turmas, em favor da descontração , esporte e lazer;
·         Pensar a Academia Popular para a escola e comunidade;
2º Bimestre
►Alimentos:
▪ Tipos de alimentos;
▪ Alimentação saudável;
▪ Conservação dos alimentos;
▪ Os alimentos como fonte de nutrientes.

► Substâncias:
▪ Matéria e Corpo;
▪ Mudanças no estado físico da água;
▪ Ciclo da água;
▪ Formação das chuvas;

▪ Compreender a importância de adquirir hábitos alimentares saudáveis e regulares de acordo com as necessidades nutricionais básicas do organismo humano;
▪ Conhecer e desenvolver hábitos alimentares favoráveis ao crescimento e desenvolvimento do ser humano, valorizando os recursos e a cultura alimentar de sua região;
▪ Conhecer as mudanças do estado físico da água
▪ Identificar o ciclo da água;
▪ Compreender a formação das chuvas;

·         Promover em parceria com a Secretaria de Saúde a I Semana da Alimentação Saudável;
·         Promover debates sobre a Água e o Planeta Terra, com ênfase na Carta da Terra e Agenda 21;
·         Em culminância promover passeio ecológico com os estudantes, em consonância com  a Educação Ambiental;
3º Bimestre
► Ser vivo e Ambiente natural
▪ Animais vertebrados e invertebrados
→ Classificação:
▪ Peixes, anfíbios, repteis, aves e mamíferos;
▪ Úteis e nocivos;
▪ Silvestres e domésticos;


▪ Compreender o mundo e suas transformações, reconhecendo o homem como parte do universo e como individuo.
▪ Conhecer os fenômenos da natureza, para a compreensão e valorização dos modos de intervir na natureza e utilizar seus recursos;
▪ Conhecer o ser vivo e o seu ambiente natural;
§   Discutir a necessidade, de um lado, de preservar e cuidar do patrimônio natural para garantir a sobrevivência das espécies, a biodiversidade, conservarem saudáveis os recursos naturais;

4º Bimestre
►Plantas;
▪ Partes e funções;
▪ Classificação dos tipos de raízes e caules;
▪ Germinação e reprodução;
▪ Elementos naturais (solo, ar e água);
▪ Ambiente e saúde: lixo, reciclagem e saneamento básico;
▪ Tempo e decomposição de alguns materiais;
▪ Destinos do lixo.

 ▪ Reconhecer as plantas, identificado os processos e etapas de transformação.
▪ Relacionar informações sobre o ambiente por meio de figuras e textos;

·         Trabalhar com registro fotográfico das várias espécies que compõe a fauna e a flora regional;
·         Construir álbuns;
DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA

CONTEÚDOS
HABILIDADES
PROPOSTA METODOLÓGICA
1º Bimestre
► Alfabeto:
·         ▪ Alfabeto sons e letras – Maiúscula e minúscula;
·         Ordem alfabética – relacionando uso do dicionário
·         Sílabas, divisão e classificação;
·         Leitura, escrita, interpretação
·         Leitura, escrita, interpretação
·         Encontro vocálico: ditongo, tritongo, hiato, encontro consonantal;
·         Gêneros textuais: bilhetes
·         Ortografia: m (antes do P e B)


▪ Saber organizar alfabeticamente e utilizar o dicionário;
▪ Identificar a pontuação com a sistematização da função a partir do texto;
▪ Ampliar os conhecimentos ortográficos de forma lúdica através de jogos atividades práticas;
·         Reconhecer a fábula identificando os personagens;
▪ Caracterizar e produzir fábulas;
▪ Produzir textos narrativos, reconhecendo seus personagens;
▪ Usar corretamente os sinais de pontuação nos textos;

·         Trabalhar o uso de dicionários, introduzir o contexto sobre o surgimento e necessidade do Dicionário e Enciclopédias;
·         Promover debates sobre as questões referentes as fábulas (moral da história);
·         Trabalhar os erros ortográficos usando os textos dos próprios estudantes;
2º Bimestre
▪ Substantivo- gênero e numero, incluindo substantivo composto;
▪ Gênero do substantivo: simples, composto; primitivo, derivado, próprio, comum e grau;
Gênero textual: carta, cartão postal;
Pontuação;
Ortografia: c,ç,s (com som de Z),  o L ou U no final, o TEM e TÊM;
Leitura e intepretação;



▪ Reconhecer o substantivo e seu comportamento em textos;
▪ Reconhecer o adjetivo identificando sua relação com o substantivo;
▪ Reconhecer o pronome e sua função em textos;

·         Reconhecer o substantivo coletivo e seu uso no texto;


·         O Coordenador pedagógico da escola poderá desenvolver oficinas de como trabalhar com o livro didático; contextualizando os conteúdos;

3º Bimestre
► Gêneros Textuais:
Música, noticia,  propagandas, narração;
►Gramática:
▪Silaba tônica e átona;
▪Tonicidade localização de silaba tônica;
▪classificação das palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona;
▪ortografia: mas/mais; uso dos porquês; am/ao; há/a, x e ch, s e ss;
▪► Leitura e interpretação de textos:
 ▪ Ler interpretar letras de música.
▪ Compreender a importância das notícias;
▪ Aprender a elaborar propagandas;
▪ Identificar a acentuação gráfica;
·         Diferenciar a sílaba tônica da átona identificando sua classificação;
▪ Ampliar os conhecimentos ortográficos;
▪ Reconhecer as palavras oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas.


·         Trabalhar com músicas regionais valorizando as músicas do nosso Pará, como por exemplo: Nilson Chaves, Fafá de Belém e etc...
4º Bimestre
► Gêneros Textuais:
·         Poesia;
·         Fábula
·         Entrevista;

Advérbio de modo, lugar, tempo.
▪ Sujeito e predicado;
§  Revisão Substantivo e Adjetivo
§  Leitura e Interpretação de Textos;
§  Produção Textual, Poemas, Cartas, Versos, Histórias em Quadrinhos, receita, Fábulas e Cartazes.





▪ Identificar as formas nominais do verbo;
▪ Caracterizar e produzir poesias.
▪ Compreender a poesia e o eu poético;
▪ Realizar entrevistas e sua reescritura;
▪ Identificar os advérbios reconhecendo sua classificação;
▪ Reconhecer no texto: substantivos, adjetivos;
▪ Incentivar a leitura (uso da biblioteca, fichas, pesquisas, etc.)
▪ Reconhecer diferentes tipos de textos;
▪ Realizar leitura e pesquisa individual e em grupo;
▪ Conhecer as lendas;
▪ Conhecer as brincadeiras populares;
▪ Reconhecer a linguagem formal e informal;
▪ Trocar experiências e opiniões com os colegas;
▪ Ler e interpretar textos;
▪ Respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem, entre o seu e os dos colegas;

▪ Produzir e praticar leituras de poemas, cartas, versos, histórias em quadrinhos, receitas, fábulas, cartazes;

·         Desenvolver saraus de poesia e música com os estudantes;
·         Apresentar autores regionais;









DISCIPLINA: MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
HABILIDADES
PROPOSTA METODOLÓGICA
1º Bimestre
▪ Números do dia-a-dia;
▪ Contar, medir, codificar e ordenar;
▪ Ordem crescente e decrescente;l
▪ Adição: Termos, Prova Real;
   - Problemas;
Subtração- operação inversa;
  - problemas
  Numeração Romana;
Termo desconhecido- adição

 ▪ Refletir sobre a importância da Matemática na vida cotidiana;

▪ Elaborar situações problemas relacionadas com as experiências vivenciadas no cotidiano.
▪ Aplicação de operações com o uso das situações práticas do dia-a-dia.
▪ Identificar o sistema de numeração romana;

·         Interdisciplinar a Matemática com a Arte, para compreendermos com as mesma está em todo lugar;
·         Trabalhar a numeração romana com seu uso em livros, relógios e etc, fazendo um recorte histórico de como e porque os Romanos usavam este tipo de numeração;
2º Bimestre

▪ Propriedade s da adição;
 Antecessor e Sucessor dos números naturais;
▪ Numeros Ordinais;
▪ Problemas envolvendo Adição e Subtração
Par, Impar
Expressão Numérica +, -;
Termo desconhecido;

Explorar diferentes materiais concretos de deem o significado dos números naturais e decimais;
▪ Realizar leitura e escrita de números a partir de 4 até 9 dígitos;
▪ Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, identificando quantidade de algarismos e a posição ocupada por ele;
▪ Resolver cálculo e problemas envolvendo multiplicação por 10,100, 1000;

·         Trabalhar com diversos recursos, como por exemplo o material dourado e ábaco;
3º Bimestre
▪ Multiplicação, propriedades;
Multiplicação por dois algarismos;
▪ Dobro, Triplo, Quadruplo, Quintuplo;
▪ Operações básicas (tabuado)
Divisão simplesl;
Problemas envolvendo as quatro operações

 Expressões numéricas (adição, subtração, multiplicação e divisão)
 Termos desconhecidos.

▪ Efetuar cálculos mentais;
▪ Elaborar situações-problemas;
▪ Mentalizar a tabuada de multiplicação por intermédio de exercício lúdicos;
▪Resolver problemas envolvendo situações com arrendamento e estimativa;
▪ Vivenciar, construir e resolver situações-problema no contexto diário aplicando as quatro operações.


·         Promover situações em que possam trabalhar com dinheiro; desenvolver com eles uma espécie “ a escola vai as compras”, levando para a sala de aula o sentido de um super- mercado, trabalhando assim com Educação financeira;
4º Bimestre
Multiplicação por dois algarismos
▪ Números primos e compostos;
▪ Divisão exata e inexata;
▪ Divisão com divisor de dois algarismos;
▪ Múltiplos e divisores de um numero natural;
▪ Expressão Numérica; 

·         Ter noção de espaço, explorando-o espaço da escola, encontrando pontos de referências (mapas de ruas, bairros, etc.)
▪ Reconhecer as unidades de medida e da massa, capacidade e tempo;
▪ Valorizar a importância das medidas e estimativas para resolver problemas cotidianos;
▪ Ler e interpretar gráficos;
▪ Conscientizar-se da importância do “erro” como parte do seu processo de aprendizagem e dos colegas;
▪ Ler e escrever números por extenso e em algarismos até milhões;
▪ Saber a ordem a seqüência e comparação de números;
▪ Reconhecer o valor posicional diferenciando ordens e classes até milhões;
▪ Resolver Problemas envolvendo situações de arrendamento e estimativas;
▪ Vivenciar, construir e resolver situações-problema no contexto diário aplicando as quatro operações;
▪ Identificar o sistema monetário brasileiro;
▪Revisar a tabuada de multiplicação;
▪ Identificar espaço e forma;
▪ Reconhecer os sólidos geométricos (prisma, pirâmide, cubo, cilindro, paralelepípedo);
▪ Identificar as figuras planas nos soldos geométricos;
▪ Reconhecer as unidades e medidas de tempo ( hora, século, década, semestre, bimestre, milênio);
▪ Ler e interpretar gráficos envolvendo números naturais e decimais;
▪ Construir gráficos e tabelas;
Formular hipóteses sobre a grandeza numérica, identificando quantidade de algarismo e a posição ocupada por eles;
▪ Ler e escrever e representar números decimais e fracionários;
▪ Resolver cálculos e problemas envolvendo adição e subtração de frações com denominadores iguais;
▪ Cooperar com os colegas e com o educador no processo de ensino-aprendizagem;
▪ Memorizar tabuada de divisão com auxilio de exercício lúdico;
▪ Identificar formas geométricas básicas, planas e especiais, bem como algumas de suas propriedades, incluindo a simétrica;
▪ Reconhecer medidas de comprimento, massa e capacidade;
▪ Construir textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas;
▪ Conscientizar-se que a Matemática está presente nas ações do dia-a-dia;

·         Promover visitas dos estudantes a canteiros de obras;
·         Trabalhar com o desenvolvimento de maquetes (casas, da própria escola, edifícios, praças e cidades) e promover exposição dos trabalhos na escola;
·         OBS: Estimular os estudantes a construírem seus próprios trabalhos (individualmente ou em equipe)
·         Trabalhar os sistemas numéricos a partir da realidade através do calendário, relógios, réguas, filas indianas, na organização da sala, na organização dos livros, no próprio material escolar, na ordem alfabética e quantidade de estudantes por letras, no número de letras do seu próprio nome, na quantidade de pessoas que vivem em casa, no preço do açaí e mapará, na medida em fracos da farinha, enfim, nas diversas situações cotidianas.






DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO
CONTEÚDOS

HABILIDADES
PROPOSTA METODOLÓGICA
1º Bimestre
► Identidade
Eu
▪ Tu
▪ Nós
▪ Mundo
▪ Deus
► Família
Minha família e outras famílias;
▪ Minha família-maior comunidade;
► Mundo
▪ Em defesa da vida;
▪ O mundo que Deus quer;
▪ Como viver no mundo;

▪ Desenvolver a capacidade de se perceber como um ser único e criado a imagem e semelhança de Deus;
▪ Perceber a relação de dependência entre a minha vida, a do outro, o mundo com Deus;
▪ Desenvolver a vivencia da alteridade, e dos valores religiosos;
▪ Reconhecer que amar e fazer o bem são as coisas mais importantes para um cristão;
▪ Analisar acontecimentos e situações que reportem às realidades acima descritas;
▪ Demonstrar gratidão a Deus por nos ter criado;
▪ Adotar conduta de colaboração, serviço, ajuda e amizade;
▪ Perceber e compreender a formação de vários tipos de família;
▪ Identificar as diferenças existentes entre os conceitos religiosos e sociológicos de família destacando-a como elemento constitutivo da sociedade;
▪ Ressaltar os valores da convivência familiar;
▪ Elencar usos e costumes da prática familiar;
▪ Coletar informações e interpretá-las a cerca dos vários tipos de família;
▪ Valorizar o diálogo, a partilha, o amor e a oração no relacionamento familiar, na comunidade social e de fé, respeitando as diferenças;
▪ Compartilhar bens e valores numa convivência harmoniosa e pacifica;

·         Promover o uso de estudos de casos a partir de curtas metragens (em vídeos) em que retratam situações de conflitos cotidianos, na família, no convívio social, na escola, na cidade e etc.
·         Levando em consideração que todos são cristãos na sala em que atua, promova acolhidas com leituras da Bíblia diariamente, estimule o estudo bíblico; no sentido dos valores humanos;
·         Sobre o valor da vida, debata constantemente em rodas de conversas sobre situações adversas (suicídios, crimes, drogas, exploração);
·         Sugestão de Leitura para o Professor(a): Leonardo Boff, Augusto Curi, Içami tiba, Material da CF 2014, Paulo Freire, Wallon.

·         Sugestão de material:

Pesquise na internet o Programa 5 minutos de Valores para escola, desenvolvido pela UFCE;

Baixe curtas metragens no You tube;

Trabalhe com o livro infanto-juvenil: O QUE FAZER? Falando de convivência (Liliana Iacocca e Michele Iacocca);

Trabalhe dinâmicas;
2º Bimestre
► Fundamentos:
▪ A importância da religião na vida das pessoas;
▪ Brasil, um pais de diversidade religiosa;
▪ Religião e religiosidade, uma necessidade humana;
▪ As manifestações religiosas nos hábitos alimentares;




SITES QUE TRATAM SOBRE O ESTUDO DE VALORES NA ESCOLA:

SUGESTÃO: EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE SAÚDE( ATRAVÉS DE UM PSICÓLOGO) DESENVOVAM A TERAPIA COMUNITÁRIA COM OS PAIS E ESTUDANTES, ONDE EM COMUNHÃO COMPARTILHARÃO SUAS ANGÚSTIAS;
3º Bimestre
► Língua Religiosa:
▪ As festas religiosas e sua importância nos diferentes contextos;
▪ Principais festas religiosas no município de Mocajuba-PA;
▪ Crenças e práticas religiosas;
▪ Mitos, lendas locais e outros;

▪ Identificar as principais festas religiosas no município de Mocajuba-PA;

·         Promover a Semana da Bíblia na escola, usando-se da sequencia didática;
·         Promover o Cine-Bíblico, sessões de cinema da escola;
4º Bimestre
Relações Religiosas:
As religiões presentes na cultura local:
▪ Identificação e caracterização das religiões;
▪ Acontecimentos religiosos na história dos povos, registrados na oralidade e na escrita (texto sagrados)
▪ A perda e a ausência de pessoas queridas;

▪ Caracterizar crenças e práticas religiosas;
▪ Conhecer mitos, lendas locais e outros;
▪ Identificar as Religiões presentes na cultura local;
▪ Reconhecer as práticas religiosas locais;
▪ Identificar as religiões;
▪ Caracterizar os acontecimentos religiosos na história dos povos, registrados na oralidade e na escrita (textos sagrados);
▪ Analisar a perda e a ausência de pessoas queridas, ressaltando a espiritualidade como refúgio;

·         Trabalhar a influência Africana na Religiosidade brasileira;
·         Promover o dia da Consciência Negra;

DISCIPLINA: ARTES
CONTEÚDOS
HABILIDADES
PROPOSTA METODOLÓGICA
1º Bimestre

História da arte;
▪ Carnaval / Máscaras;
▪ Cores primárias;
▪ Cores secundárias;
▪ Misturas de cores;
▪ Mandala;
▪ Silhueta;
▪ Simétrico e assimétrico;
▪ Pintura de tela
Dobradura;
▪ Origami;
Conhecer a história da arte;
▪ Conhecer previamente e reconhecer materiais;
▪ Estimular experiências;
▪ Reelaborar objetivando um senso comum;
▪ Confecção de trabalhos individuais e em grupo;
▪ Utilização de material reciclado;
▪ Papel, lápis de cor e cera.
▪ Desenvolver a criatividade aguçando o potencial imaginário do aluno;
▪ Confeccionar esculturas com massinha ou argila;
▪ Confeccionar flores, pássaros e animais em origami para compor um painel coletivo sobre a primavera;
·         Promover oficinas de artesanato com reutilização de materiais recicláveis com o tema do carnaval, culminância com músicas: marchinhas de carnaval;
2º Bimestre
▪ Releitura de grandes pintores;
▪ Técnicas de pintura: lápis de cor, tinta guache, cola colorida, pincel, anilina, carvão e nanquim;
▪ Mosaico / crepom;
▪ Desenho criativo / observação / livre;
▪ Dramatização e teatro de fantoches;
§  Montar com material reciclável um personagem do folclore brasileiro;
▪ Compreender e discutir mitos e lendas do folclore brasileiro;
▪ Pesquisar, elaborar e utilizar, cenários, figurino, maquiagem, endereços, objetos de cena, iluminação e som;
▪ Criação de textos e encenação com um grupo;
§  Promover o teatro de fantoches com tema: Copa do mundo; apresentações no auditório da escola;
3º Bimestre
Ponto;
▪ Pontilhismo;
▪ Linha e Plano;
▪ Cores Complementares;
► Música:
História da música;
▪ Som;
▪ Ritmo da natureza e do corpo humano;
▪ Ritmo da música;
▪ Exercícios rítmicos;
▪ Instrumentos musicais;
▪ Cantores populares;
·         Caracterizar ponto, pontilhismo, linha e plano;
▪ Reconhecer as cores complementares e monocromia;
▪ Conhecer a história da música;
▪ Reconhecer ritmo da música e cantores populares;
▪ Confeccionar um instrumento musical;
▪ Identificar e experimentar os ritmos da natureza, do corpo humano e da música;

·         Trabalhar com o conceito artístico do cubismo; e pintores que usam pontos e cores em suas obras;
·         Promover Exposição de desenhos, pinturas ao som da música paraense, para todos os estudantes na Semana de Arte na Escola;
4º Bimestre

Dança:
▪ Tecidos e funções do corpo;
▪ Gestos e movimentos;
▪ Peso corporal e equilíbrio;
▪ Coreografias;


·         Criar movimento a gestos individuais, em dupla ou grupo;
▪ Observar e experimentar as relações entre peso corporal e equilíbrio.
▪ Dançar pequenas coreografias;
▪ Experimentar e improvisar a partir de estímulos diversos (temas, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos, objetos, mascaras, situações físicas, imagens e sons);
·         Promover o Festival de dança na Escola, com diversos estilos de dança, com ênfase na influência africana na nossa dança brasileira;

·         OBS: A coordenação pedagógica poderá desenvolver um projeto interdisciplinar para a realização deste festival;
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS
HABILIDADES
PROPOSTA METODOLÓGICA
1º Bimestre
▪ Valores fundamentais; respeito, solidariedade, companheirismo, cooperação, dignidade, justiça, perseverança, superação, auto-estima,etc.
▪ Habilidades básicas: correr, saltar, arremessar, rodar, bater, rebater, receber, amortecer, chutar, girar, etc;
▪ Tornar-se um individuo crítico participativo, que compreenda e consiga usar o corpo sadiamente;
▪ Aprimorar suas habilidades básicas, por intermédio de jogos e brincadeiras;

Sugestão de projetos:
I Bimestre: O corpo e o Movimento
II Bimestre: Jogos Africanos e Indígenas
III Bimestre: Jogos Internos, Olimpíadas Intelectual;
IV: Bimestre: Festival de dança
2º Bimestre
Jogos Coorporativos;
▪ Atividades desportivas (jogos: futebol de salão, futebol de campo, handebol);

▪ Participar dos jogos, reconhecer suas regras;
▪ Cultivar o espírito esportivo, desenvolvendo suas criatividades
 desportivas;


3º Bimestre
► Exercícios naturais:
Atividade física e saúde;
▪ Das brigas aos jogos com regras;
▪ Competição co conscientização;

Aprimorar suas habilidades naturais;
▪ Organizar jogos/ brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
▪ Resolver situações de conflito por meio do diálogo com ou sem a ajuda do professor;
▪ Respeitar as regras das atividades e todos os seus colegas sem qualquer tipo de discriminação;
PROJETO DE ACADEMIA POPULAR PARA A ESCOLA E COMUNIDADE


BOM TRABALHO!

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