sábado, 10 de agosto de 2013

Síntese do Primeiro Semestre 2013



Ellen Rodrigues da Silva Miranda
Coordenadora Pedagógica da Escola Pe. Pedro Hermans, portaria municipal 054/2013


Se queremos uma escola libertadora, é absolutamente decisivo que os alunos assumam seu papel de sujeitos, que sejam protagonistas do seu processo de educação, superando a longa tradição da maquinaria escolar que tenta, de todas as formas, ainda que com a melhor das boas intenções, reduzi-los a meros “receptáculos”.


Celso Vasconcelos 1956-2006


Neste primeiro semestre de 2013 a Escola Municipal de Ens. Fund. Padre Pedro Hermans foi marcada pela redefinição de ações em torno de Plano de Curso com arearticulação de festas e eventos recreativos focalizados no desenvolvimento dos estudantes pautados na interdisciplinaridade dos eixos norteadores do Referencial Curricular Nacional para a Educação Fundamental. Assim, concentraram-se esforços de todo o corpo escolar na realização dasatividades. O sentido maior de cada iniciativa foi possibilitar uma prática pedagógica criativa e motriz, impactando positivamente a comunidade que atendemos. Nosso objetivo maior concentra-se em contribuir para a redução da desigualdade social e propagar um ensino de qualidade em abordagem interdisciplinar e lúdica que oferte aos estudantes a oportunidade de construírem seu conhecimento por meio do concreto, da brincadeira, de resolução de situação problema, pautada no diálogo aberto. Atividades integradas à concepção de aprender fazendo foram adotadas durante todo o percurso letivo deste semestre, pois a compreensão do contato direto reporta a uma significação maior na aprendizagem. A seguir apresentamos as atividades promovidas, vivenciadas no intuito de dividir com todos as nossas conquistas.

DESENVOLVIMENTO

As atividades se deram de forma sistemática seguindo os planejamentos de curso e ação desenvolvidos por todos os docentes e coordenação pedagógica no inicio do ano. Partindo deste pressuposto a primeira ação ocorrida foi:
Promoção de um minicurso ministrado pelo então diretor da escola Pedagogo, com o tema: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho, no dia 05 de fevereiro de 2013 para todos os funcionários, vale ressaltar que por motivo de contratação a escola encontrava-se sem coordenação pedagógica.
No dia 04 de março de 2013, houve reunião com todos os professores, gestores e coordenação pedagógica no intuito de planejarmos as atividades internas da escola, no que concerne ao plano de ação, que se consolidou através das pautas: Reformulação do P.P.P(Projeto Político Pedagógico); calendário escolar 2013; Planejamento pedagógico do sistema de ensino(SEMED); regimento escolar, datas comemorativas; funcionamento das aulas reforços; Provinha Brasil; Reunião de pais e mestres; Conselho escolar (definição de nova coordenação); Confraternização dos funcionários.
O planejamento pedagógico interno na escola ocorreu com todos os funcionários no dia 09 de março e foi concluído com a elaboração do Plano de Ação.
A Direção da escola e coordenação pedagógica ficou incumbida de organizar um espaço pedagógico (sala de recursos pedagógicos) para subsidiar o trabalho docente na escola, porém ainda não foi possível.
A direção, coordenação pedagógica e os/as professores (as) se comprometeram a favorecer o desenvolvimento de atividades que estimulassem a arte na escola (música, dança, teatro, fotografia, poesia, desenho, pintura e etc) em todos os eventos da escola, para que os estudantes sentissem participantes do processo educacional proposto e assim tornarem-se mais propensos a gostarem muito mais do espaço escolar.
No dia 19 de março ocorreu uma reunião em planejamento com todos os Professores da EJA, para discutirem sobre como se daria o processo de apresentações dos estudantes desta modalidade no dia da culminância das atividades pedagógicas do primeiro bimestre. Com este mesmo intuito, sendo que de forma geral e com todos os professores no dia 26 de março ocorreu a última reunião voltada aos últimos preparativos e detalhes do evento que ocorreu no dia seguinte 27 de março na sede do SINTEPP com o tema: “Valorização da mulher” sendo responsáveis os professores e estudantes do 2º ao 5º ano e com o tema: “Campanha da fraternidade” sob a responsabilidade dos professores e estudantes do 6º ao 9º ano.
Em continuidade Ocorreu no dia 27 de Março- Culminância- aos dias: Internacional da mulher, Semana Santa e abertura da Campanha da Fraternidade. Com um evento no auditório do SINTEPP, foram apresentados trabalhos dos estudantes em consonância com momentos artísticos também desenvolvidos pelos estudantes e seus respectivos professores. Participaram deste evento: estudantes, pais, professores, funcionários de apoio e comunidade em geral.
Em 05 de abril ocorreu na escola reunião com os pais nos três horários, sem comprometer o horário das aulas, já que neste período as aulas estavam ocorrendo em meio horário, por falta da merenda escolar, na ocasião foram debatidas as seguintes pautas: O processo avaliativo do primeiro bimestre; discussão sobre os valores na sala de aula com ênfase na família; apresentação do tema central para as atividades pedagógicas: “Educação qualidade de vida, uma proposta interdisciplinar”; na ocasião também houve esclarecimentos e votação sobre a redução ou não dos horários de aulas por conta da falta de merenda escolar que em consenso democrático foi aceito a redução dos horários pela maioria dos pais presentes e apresentação da proposta de visita da equipe pedagógica nas famílias onde encontram-se estudantes com dificuldade de aprendizagem.
No dia 06 de abril de 2013 (sábado letivo), foi promovido pela Coordenação pedagógica o primeiro encontro pedagógico para professores do 2º ao 5º ano e EJA, onde ocorreu formação no âmbito dos princípios e anseios do Programa Pacto pela Educação, Programa Mais Educação, compartilhando nossas angústias diante das dificuldades no que concerne ao ensino e a falta de recursos, como fazer a diferença? E orientação sobre preenchimento de diários em relação a frequência de estudantes que justificam suas faltas.
Depois de terminado o período de avaliação, foi promovido pela coordenação pedagógica no horário da noite, planejamento e discussão metodológica para os professores da 1ª e 2ª etapa da EJA, neste momento ficaram acertadas a aplicação de testes classificatórios para os estudantes da 1ª etapa, que já estão aptos a prosseguir para 2ª etapa, e o acompanhamento contínuo de aulas reforços àqueles que por ventura vierem a ter dificuldades, através de atividades pedagógicas específicas. Os testes foram aplicados sob a responsabilidade da coordenação pedagógica e os estudantes que obtiveram bom rendimento foram remanejados para a 2ª etapa, porém com disponibilidade de acompanhamento específico nos casos de dificuldades relacionadas a leitura e escrita.
No Mês de maio nas primeiras semanas os nossos esforços se concentraram na realização da festa em homenagem as mães, onde ocorreram vários encontros para planejamento e organização da homenagem, em horários alternados todos os funcionários partilharam um momento de seu tempo para a confecção das lembranças para as mães, e finalmente no dia 11 de maio de 2013, no auditório da escola, foram promovidas diversas homenagens às mães como músicas, poesias, textos e coreografias, desenvolvidas pelos (as) professores (as) e todos os estudantes, o que culminou com um encontro prazeroso, cheio de muita emoção.
Passado este momento a coordenação pedagógica deu inicio as intervenções pedagógicas referentes a questão de resgate de valores éticos nas turmas, através de reunião com estudantes, onde houveram um maior número de ocorrências por indisciplina em sala de aula.
Durante este mesmo mês atividades relacionadas a leitura foram desenvolvidas através dos professores de Língua Portuguesa, com destaque as atividades da Professora Ana Mira Martins, com o projeto: “Leitura e arte. Faça parte!”, que culminou com um momento repleto de leitura e arte, onde os estudantes não hesitaram em vir a escola em pleno sábado pra apresentarem suas conclusões enquanto desenvolvimento de atividades voltadas aos diversos gêneros textuais, através de paródias, músicas e apresentações teatrais. Tomamos esta iniciativa como exemplo para a promoção de outros momentos como este, favorecendo o lazer com qualidade cultural aos finais de semana da nossa juventude.
Em 22 de maio de 2013, promovemos uma reunião voltada a todos os funcionários para organizarmos a festa junina com realização prevista para o dia 08 de junho de 2013, nesta ocasião houveram muitas sugestões que acabaram se resumindo a desenvolvermos a nossa festa durante a manhã, por questões de segurança, onde se realizará um festival de comidas típicas, com bingo, apresentações culturais e tradicionais desta época, como danças e poesia de cordel sob a responsabilidade da turma da EJA.
E finalmente concluindo o primeiro semestre, no mês de junho, nos dias que antecederam ao evento da festa junina, todo o corpo escolar se organizou em função das atividades voltadas a realização do mesmo. A festa junina foi um sucesso, com destaque especial aos estudantes da EJA que apresentaram um cordel em formato de quadrilha junina, levando ao público presente muito carisma e informação sobre as drogas e DSTs, vale registrar aqui que esta mesma apresentação foi presenciada por outros públicos extra escolar, eventos promovidos em praça pública pela SEMED e SEMAS, sob a responsabilidade da Professora Raimunda Meneses (Ray) em representatividade a todos os professores que compõe a modalidade EJA nesta escola.
Após, passado os preparativos e culminância do evento da festa junina, ocorreu uma reunião para prestação de contas da mesma com todos os funcionários, na mesma ocasião foi apresentada sugestões para o planejamento do segundo semestre, desenvolvendo assim uma prévia para a elaboração do plano de ação, entre estas sugestões foram discutidos alguns aspectos enquanto ao desfile do dia 07 de setembro que terá como tema: Educação e Saúde na perspectiva de uma vida saudável.
No período de 17 a 26 junho, foram desenvolvidas pela coordenação pedagógica atividades de intervenção as turmas do 2º ao 5º ano no que concerne a leitura e escrita, no intuito de colaborar enquanto metodologia em parceria com os professores. Em consonância com estas atividades, houve a aplicação da Provinha Brasil, sob a responsabilidade da coordenação pedagógica nos dias 24 e 25 de junho nas turmas do 2º ano

 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

Parafraseando o nosso mestre Paulo Freire que diz que a educação sozinha não muda a sociedade e sem ela tampouco esta mesma sociedade muda, faço minhas considerações finais levando em consideração primeiramente o trabalho coletivo, que leva qualquer pessoa, comunidade, enfim a chegar a lugares e degraus imagináveis.
Somente o conhecimento eleva o homem a ser humano, pois a educação é o caminho, isto está provado. Durante todo este primeiro semestre nós que fazemos a Escola Padre Pedro, demostramos mesmo diante das inúmeras dificuldades que tudo é possível, quando juntos pensamos, planejamos e queremos que uma realidade mude pra melhor, neste primeiro semestre a frase que diz que a união faz a força, ficou evidente, nas atitudes de solidariedade e perseverança que todos se dispuseram a construir em unidade.
Fazer parte desta família P.P.H. é um orgulho para todos que aqui trabalham. Saber que nossa contribuição como educador seja em qualquer seguimento da escola, prevalece e sobrepõe aos muros que rodeiam nossa escola, nos fazem mais humanos, para formarmos muitos outros humanos exemplos de superação a tanta desigualdade social.
Todo o trabalho desenvolvido durante este período se tornou combustível para desenvolvermos um trabalho cada vez melhor, em prol da Educação da comunidade da Pranchinha, do nosso município e do nosso país. Fica aqui nossa força que acredita na Educação e na esperança de sermos melhores no segundo semestre.


REFERECIAL BIBLIOGRÁFICO

VASCONCELOS. Celso. “Coordenação do Trabalho Pedagógico-Do projeto ao cotidiano da sala de aula”. 7ª ed. Editora Libertad. São Paulo. 1956-2006.

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