Ellen Rodrigues da Silva Miranda
Coordenadora Pedagógica da Escola Pe. Pedro Hermans, portaria municipal 054/2013
Se queremos uma escola libertadora, é absolutamente decisivo que os
alunos assumam seu papel de sujeitos, que sejam protagonistas do seu processo
de educação, superando a longa tradição da maquinaria escolar que tenta, de
todas as formas, ainda que com a melhor
das boas intenções, reduzi-los a meros “receptáculos”.
Celso Vasconcelos 1956-2006
Neste primeiro semestre de 2013 a
Escola Municipal de Ens. Fund. Padre Pedro Hermans foi marcada pela redefinição
de ações em torno de Plano de Curso com arearticulação de festas e eventos
recreativos focalizados no desenvolvimento dos estudantes pautados na
interdisciplinaridade dos eixos norteadores do Referencial Curricular Nacional
para a Educação Fundamental. Assim, concentraram-se esforços de todo o corpo
escolar na realização dasatividades. O sentido maior de cada iniciativa foi
possibilitar uma prática pedagógica criativa e motriz, impactando positivamente
a comunidade que atendemos. Nosso objetivo maior concentra-se em contribuir
para a redução da desigualdade social e propagar um ensino de qualidade em
abordagem interdisciplinar e lúdica que oferte aos estudantes a oportunidade de
construírem seu conhecimento por meio do concreto, da brincadeira, de resolução
de situação problema, pautada no diálogo aberto. Atividades integradas à
concepção de aprender fazendo foram adotadas durante todo o percurso letivo
deste semestre, pois a compreensão do contato direto reporta a uma significação
maior na aprendizagem. A seguir apresentamos as atividades promovidas,
vivenciadas no intuito de dividir com todos as nossas conquistas.
As atividades se deram
de forma sistemática seguindo os planejamentos de curso e ação desenvolvidos
por todos os docentes e coordenação pedagógica no inicio do ano. Partindo deste
pressuposto a primeira ação ocorrida foi:
Promoção de um
minicurso ministrado pelo então diretor da escola Pedagogo, com o tema:
Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho, no dia 05 de fevereiro
de 2013 para todos os funcionários, vale ressaltar que por motivo de
contratação a escola encontrava-se sem coordenação pedagógica.
No dia 04 de março de
2013, houve reunião com todos os professores, gestores e coordenação pedagógica
no intuito de planejarmos as atividades internas da escola, no que concerne ao
plano de ação, que se consolidou através das pautas: Reformulação do
P.P.P(Projeto Político Pedagógico); calendário escolar 2013; Planejamento
pedagógico do sistema de ensino(SEMED); regimento escolar, datas comemorativas;
funcionamento das aulas reforços; Provinha Brasil; Reunião de pais e mestres;
Conselho escolar (definição de nova coordenação); Confraternização dos
funcionários.
O planejamento
pedagógico interno na escola ocorreu com todos os funcionários no dia 09 de
março e foi concluído com a elaboração do Plano de Ação.
A Direção da escola e coordenação
pedagógica ficou incumbida de organizar um espaço pedagógico (sala de recursos
pedagógicos) para subsidiar o trabalho docente na escola, porém ainda não foi
possível.
A direção, coordenação pedagógica e
os/as professores (as) se comprometeram a favorecer o desenvolvimento de
atividades que estimulassem a arte na escola (música, dança, teatro,
fotografia, poesia, desenho, pintura e etc) em todos os eventos da escola, para
que os estudantes sentissem participantes do processo educacional proposto e
assim tornarem-se mais propensos a gostarem muito mais do espaço escolar.
No dia 19 de março
ocorreu uma reunião em planejamento com todos os Professores da EJA, para
discutirem sobre como se daria o processo de apresentações dos estudantes desta
modalidade no dia da culminância das atividades pedagógicas do primeiro
bimestre. Com este mesmo intuito, sendo que de forma geral e com todos os
professores no dia 26 de março ocorreu a última reunião voltada aos últimos
preparativos e detalhes do evento que ocorreu no dia seguinte 27 de março na
sede do SINTEPP com o tema: “Valorização da mulher” sendo responsáveis os
professores e estudantes do 2º ao 5º ano e com o tema: “Campanha da
fraternidade” sob a responsabilidade dos professores e estudantes do 6º ao 9º
ano.
Em
continuidade Ocorreu no dia 27 de Março- Culminância- aos dias: Internacional da
mulher, Semana Santa e abertura da Campanha da Fraternidade. Com um
evento no auditório do SINTEPP, foram apresentados trabalhos dos estudantes em
consonância com momentos artísticos também desenvolvidos pelos estudantes e
seus respectivos professores. Participaram deste evento: estudantes, pais,
professores, funcionários de apoio e comunidade em geral.
Em 05 de abril ocorreu
na escola reunião com os pais nos três horários, sem comprometer o horário das
aulas, já que neste período as aulas estavam ocorrendo em meio horário, por
falta da merenda escolar, na ocasião foram debatidas as seguintes pautas: O
processo avaliativo do primeiro bimestre; discussão sobre os valores na sala de
aula com ênfase na família; apresentação do tema central para as atividades
pedagógicas: “Educação qualidade de vida, uma proposta interdisciplinar”;
na ocasião também houve esclarecimentos e votação sobre a redução ou não dos
horários de aulas por conta da falta de merenda escolar que em consenso
democrático foi aceito a redução dos horários pela maioria dos pais presentes e
apresentação da proposta de visita da equipe pedagógica nas famílias onde
encontram-se estudantes com dificuldade de aprendizagem.
No dia 06 de abril de
2013 (sábado letivo), foi promovido pela Coordenação pedagógica o primeiro
encontro pedagógico para professores do 2º ao 5º ano e EJA, onde ocorreu
formação no âmbito dos princípios e anseios do Programa Pacto pela Educação,
Programa Mais Educação, compartilhando nossas angústias diante das dificuldades
no que concerne ao ensino e a falta de recursos, como fazer a diferença? E
orientação sobre preenchimento de diários em relação a frequência de estudantes
que justificam suas faltas.
Depois de terminado o
período de avaliação, foi promovido pela coordenação pedagógica no horário da
noite, planejamento e discussão metodológica para os professores da 1ª e 2ª
etapa da EJA, neste momento ficaram acertadas a aplicação de testes
classificatórios para os estudantes da 1ª etapa, que já estão aptos a prosseguir
para 2ª etapa, e o acompanhamento contínuo de aulas reforços àqueles que por
ventura vierem a ter dificuldades, através de atividades pedagógicas
específicas. Os testes foram aplicados sob a responsabilidade da coordenação
pedagógica e os estudantes que obtiveram bom rendimento foram remanejados para
a 2ª etapa, porém com disponibilidade de acompanhamento específico nos casos de
dificuldades relacionadas a leitura e escrita.
No Mês de maio nas
primeiras semanas os nossos esforços se concentraram na realização da festa em
homenagem as mães, onde ocorreram vários encontros para planejamento e
organização da homenagem, em horários alternados todos os funcionários
partilharam um momento de seu tempo para a confecção das lembranças para as
mães, e finalmente no dia 11 de maio de 2013, no auditório da escola, foram
promovidas diversas homenagens às mães como músicas, poesias, textos e
coreografias, desenvolvidas pelos (as) professores (as) e todos os estudantes,
o que culminou com um encontro prazeroso, cheio de muita emoção.
Passado este momento a
coordenação pedagógica deu inicio as intervenções pedagógicas referentes a
questão de resgate de valores éticos nas turmas, através de reunião com
estudantes, onde houveram um maior número de ocorrências por indisciplina em
sala de aula.
Durante este mesmo mês
atividades relacionadas a leitura foram desenvolvidas através dos professores
de Língua Portuguesa, com destaque as atividades da Professora Ana Mira Martins,
com o projeto: “Leitura e arte. Faça parte!”, que culminou com um momento
repleto de leitura e arte, onde os estudantes não hesitaram em vir a escola em
pleno sábado pra apresentarem suas conclusões enquanto desenvolvimento de
atividades voltadas aos diversos gêneros textuais, através de paródias, músicas
e apresentações teatrais. Tomamos esta iniciativa como exemplo para a promoção
de outros momentos como este, favorecendo o lazer com qualidade cultural aos
finais de semana da nossa juventude.
Em 22 de maio de 2013,
promovemos uma reunião voltada a todos os funcionários para organizarmos a
festa junina com realização prevista para o dia 08 de junho de 2013, nesta
ocasião houveram muitas sugestões que acabaram se resumindo a desenvolvermos a
nossa festa durante a manhã, por questões de segurança, onde se realizará um
festival de comidas típicas, com bingo, apresentações culturais e tradicionais
desta época, como danças e poesia de cordel sob a responsabilidade da turma da
EJA.
E finalmente concluindo
o primeiro semestre, no mês de junho, nos dias que antecederam ao evento da
festa junina, todo o corpo escolar se organizou em função das atividades
voltadas a realização do mesmo. A festa junina foi um sucesso, com destaque
especial aos estudantes da EJA que apresentaram um cordel em formato de
quadrilha junina, levando ao público presente muito carisma e informação sobre
as drogas e DSTs, vale registrar aqui que esta mesma apresentação foi
presenciada por outros públicos extra escolar, eventos promovidos em praça pública
pela SEMED e SEMAS, sob a responsabilidade da Professora Raimunda Meneses (Ray)
em representatividade a todos os professores que compõe a modalidade EJA nesta
escola.
Após, passado os
preparativos e culminância do evento da festa junina, ocorreu uma reunião para
prestação de contas da mesma com todos os funcionários, na mesma ocasião foi
apresentada sugestões para o planejamento do segundo semestre, desenvolvendo
assim uma prévia para a elaboração do plano de ação, entre estas sugestões
foram discutidos alguns aspectos enquanto ao desfile do dia 07 de setembro que
terá como tema: Educação e Saúde na perspectiva de uma vida saudável.
No período de 17 a 26
junho, foram desenvolvidas pela coordenação pedagógica atividades de
intervenção as turmas do 2º ao 5º ano no que concerne a leitura e escrita, no
intuito de colaborar enquanto metodologia em parceria com os professores. Em
consonância com estas atividades, houve a aplicação da Provinha Brasil, sob a
responsabilidade da coordenação pedagógica nos dias 24 e 25 de junho nas turmas
do 2º ano
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
Parafraseando
o nosso mestre Paulo Freire que diz que a educação sozinha não muda a sociedade
e sem ela tampouco esta mesma sociedade muda, faço minhas considerações finais
levando em consideração primeiramente o trabalho coletivo, que leva qualquer
pessoa, comunidade, enfim a chegar a lugares e degraus imagináveis.
Somente o conhecimento eleva o homem a
ser humano, pois a educação é o caminho, isto está provado. Durante todo este
primeiro semestre nós que fazemos a Escola Padre Pedro, demostramos mesmo diante
das inúmeras dificuldades que tudo é possível, quando juntos pensamos,
planejamos e queremos que uma realidade mude pra melhor, neste primeiro
semestre a frase que diz que a união faz a força, ficou evidente, nas atitudes
de solidariedade e perseverança que todos se dispuseram a construir em unidade.
Fazer parte desta família P.P.H. é um
orgulho para todos que aqui trabalham. Saber que nossa contribuição como
educador seja em qualquer seguimento da escola, prevalece e sobrepõe aos muros
que rodeiam nossa escola, nos fazem mais humanos, para formarmos muitos outros
humanos exemplos de superação a tanta desigualdade social.
Todo o trabalho desenvolvido durante
este período se tornou combustível para desenvolvermos um trabalho cada vez
melhor, em prol da Educação da comunidade da Pranchinha, do nosso município e
do nosso país. Fica aqui nossa força que acredita na Educação e na esperança de
sermos melhores no segundo semestre.
REFERECIAL BIBLIOGRÁFICO
VASCONCELOS. Celso. “Coordenação do Trabalho Pedagógico-Do projeto ao cotidiano da sala de
aula”. 7ª ed. Editora Libertad. São Paulo. 1956-2006.
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